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18 03 MPEGeD Noticia2A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu, na última sexta-feira (14/3), estudantes estrangeiros para mais uma edição do Welcome Day, evento organizado pela Superintendência-Geral de Relações Internacionais (SGRI). A cerimônia, realizada no auditório da Inovateca, na Cidade Universitária, reuniu 60 alunos de graduação e pós-graduação de diversos países, como França, Alemanha, Argentina, Áustria, Coreia do Sul, Dinamarca, Equador, Espanha, Holanda, México, Portugal, Noruega e Suíça.

A vice-reitora da UFRJ, Cassia Turci, deu as boas-vindas aos novos estudantes e destacou a importância da diversidade cultural dentro da universidade. Em seu discurso, ressaltou que a troca de experiências entre alunos brasileiros e estrangeiros enriquece o ambiente acadêmico, promovendo valores como tolerância, empatia e respeito às diferenças.

18_03_MPEGeD__Noticia1.pngO professor Wilson Vieira, do Instituto de Economia, enfatizou que o acolhimento vai além do ambiente acadêmico e inclui atividades culturais e de lazer. Como exemplo, convidou os intercambistas a explorar as belezas naturais do Rio de Janeiro, com trilhas pelo Parque Nacional da Tijuca.

Já o superintendente-geral de Relações Internacionais, Papa Matar Ndiaye, incentivou os estudantes a interagirem e compartilharem suas experiências, promovendo um ambiente de integração e aprendizado.

Após a cerimônia, os participantes foram recepcionados com um brunch multicultural, onde puderam compartilhar iguarias típicas de seus países, como chocolates suíços, queijos franceses e sucos de frutas brasileiras. A programação do dia seguiu com uma imersão na cultura carioca, incluindo um passeio pela tradicional boemia da Lapa.

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Fonte: Conexão UFRJ

 

13 03 MPEGED noticia1A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) inicia o ano letivo de 2025 com cerca de 80 mil estudantes de graduação e pós-graduação, incluindo aproximadamente 5 mil calouros. Conforme o calendário acadêmico divulgado pelo Conselho de Ensino de Graduação (CEG), as aulas do primeiro semestre começam, para a maioria dos cursos, no dia 17 de março.

A pró-reitora de Graduação, Maria Fernanda Quintela, reforça o compromisso da UFRJ com a qualidade do ensino, investindo na modernização dos currículos e na implementação de metodologias inovadoras. Além disso, a universidade avança em discussões sobre o acesso por cotas para estudantes trans e refugiados.

Desafios e Expectativas:
Embora os desafios orçamentários impactem a infraestrutura da instituição, os estudantes se mostram motivados para o retorno às aulas. Arka Fernandes, aluno de Engenharia Química, destaca a importância de investimentos na modernização dos equipamentos para melhor atender a comunidade acadêmica.

Além das dificuldades estruturais, a evasão estudantil se apresenta como um dos principais desafios para a UFRJ. Desde 2023, um grupo de trabalho tem desenvolvido projetos para fortalecer a permanência dos alunos, incluindo melhorias na orientação acadêmica, acolhimento desde o ingresso até a diplomação e revisão de disciplinas com altos índices de reprovação.

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Fonte: Conexão UFRJ

27 02 MPEGeD ResultadoFinaldoProcessoSeletivo NoticiaO Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Desenvolvimento (MP-EGeD) divulga o resultado final do processo seletivo para o ano de 2025. O resultado apresenta os nomes dos candidatos aprovados e suas respectivas classificações.

 pdf icon Resultado Final

13 03 MPEGED noticia2A tese de doutorado Natureza e Cultura: Mulheridades em Corpos Plurais, da psicóloga Flavia F. Silva, questiona o conceito tradicional de ser mulher. Baseada na obra da intelectual bell hooks, a pesquisa discute como o feminismo tradicional muitas vezes não abarca mulheres negras e corpos dissidentes, como lésbicas, travestis e transexuais.

A autora propõe um olhar ampliado sobre a mulheridade, desconstruindo a ideia de um modelo único de ser mulher. Além disso, sua pesquisa traz referências a culturas não ocidentais, como a dos iorubás, onde gênero não é rigidamente binário. O trabalho levanta reflexões sobre inclusão, diversidade e a necessidade de repensar estruturas sociais e políticas que ainda excluem diferentes vivências.

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Fonte: Conexão UFRJ

25 02 MPEGeD Resultado final NoticiaFoi divulgado o Resultado Final (preliminar) do Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação (MP-EGeD)! 

pdf icon Resultado Final (preliminar)

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