Os alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ) terão mais um incentivo para estudar e concluir essa fase da educação. O colégio passou a fazer parte do Pé-de-Meia, programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece incentivo financeiro-educacional na modalidade “poupança”. Destinado à permanência e conclusão escolar de estudantes do ensino médio público, o programa foi instituído pela Lei nº 14.818, de 16 de janeiro de 2024. Ele oferece incentivos financeiros para diferentes modalidades: matrícula, frequência, conclusão escolar e participação em exames educacionais nacionais e subnacionais.
Para Cassandra da Silva, diretora-geral do CAp, o incentivo financeiro-educacional diminuirá as chances de evasão escolar no ensino médio.
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Foto: Ana Marina Coutinho (SGCOM/UFRJ)
Fonte: CONEXÃO UFRJ
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Fundação participa do 45º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas, em Recife (PE)
Os estudantes são protagonistas do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento e a manutenção da educação brasileira. Essa foi a posição que a CAPES defendeu na sexta-feira, 17 de novembro, no 45º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas (Conap), promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) em Recife (PE).
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Na 35ª reunião do CTC-EB, Inep apresentou os dados gerais do Censo da Educação Superior
A formação de professores nos cursos de licenciatura ofertados nas instituições de ensino superior do País foi o tema central das discussões da 35ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) da CAPES. O debate, que ocorreu na quarta-feira, 22 de novembro, e nesta quinta, 23, utilizou como base os dados do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).
Dos mais de 4,7 milhões de ingressantes em cursos de graduação no ano passado, em 2.595 instituições de educação superior públicas e privadas, 17% optaram por licenciaturas. As informações foram apresentadas por Carlos Moreno Sampaio, diretor de Estatísticas Educacionais do Inep/MEC e integrante do CTC-EB. "O Censo é instrumento valioso para avaliar e planejar estratégias de expansão das matrículas", ressaltou.
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Um levantamento do Conexão UFRJ revelou que 75 docentes da UFRJ foram listados no estudo Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, da Elsevier. O estudo se refere ao Ranking Internacional de Impacto. A pesquisa, que está em sua quinta edição, foi publicada no início do mês de outubro. Ela ranqueia os cientistas mais influentes do planeta em diversas áreas do conhecimento. O estudo é elaborado por John Ioannidis, com cientistas da Universidade Stanford (Estados Unidos).
O levantamento se divide em duas categorias, permitindo a consulta separada do impacto das pesquisas ao longo da carreira ou o impacto específico em 2022. Considerando as duas listas, 75 pesquisadores da UFRJ foram citados.
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Fonte: Conexão UFRJ