A grade curricular do curso é formada por disciplinas obrigatórias e eletivas, perfazendo 420 horas de disciplinas. As disciplinas obrigatórias contemplam os fundamentos e inovações das três principais áreas do Programa. Essas disciplinas são “Metodologia da Pesquisa”; “Desenvolvimento de Projeto”; “Fundamentos e Metodologias da Gestão em Ciências”; “Fundamentos da Educação e Didática”, “Modelos de Divulgação Científica” e “Seminários Integrados Hatisaburo Masuda”. No conjunto, essas disciplinas buscam atender os pressupostos que balizam as origens do Mestrado Profissional, de que “no MP o que se pretende é imergir um pós-graduando na pesquisa, fazer que ele a conheça bem, mas não necessariamente que ele depois continue a pesquisar. O que importa é que ele (1) conheça por experiência própria o que é pesquisar, (2) saiba onde localizar, no futuro, a pesquisa que interesse a sua profissão, (3) aprenda como incluir a pesquisa existente e a futura no seu trabalho profissional” (Capes). Nossa grade de disciplinas obrigatórias objetiva, portanto, concretizar essas aspirações do Mestrado Profissional.

Também respaldados nesses itens, o conjunto de disciplinas busca o aprofundamento teórico e metodológico para o desenvolvimento dos projetos e dos trabalhos finais de curso. O Programa também provoca a exposição de seu corpo discente a uma diversidade de cientistas e temáticas que ampliam ainda mais as perspectivas profissionais, científicas, culturais e sociais, por meio de seus “Seminários Integrados Hatisaburo Masuda” - com um percentual expressivo de atividades que trabalham o papel da ciência e suas interfaces com a educação, a ética, o desenvolvimento social e econômico, a cultura e as artes.

As disciplinas eletivas objetivam promover uma perspectiva ampla sobre a ciência e sua relação com a sociedade, explorando temas que se articulam com a educação, a gestão e a difusão em ciências, especialmente nas biociências. O aluno deve ainda elaborar, como já mencionado, um TCM – Trabalho de Conclusão de Mestrado, como já descrito. Os TCMs relativos ao desenvolvimento de um produto devem conter, além da contextualização, relevância na área profissional afim e descrição detalhada do produto, uma parte introdutória, na qual está incluído o estado da arte do tema objeto do projeto, discussão geral e considerações finais específicas à aplicação/viabilidade do projeto.

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, GESTÃO E DIFUSÃO EM BIOCIÊNCIAS IBqM - UFRJ

 Disciplina do Núcleo Comum

Natureza 

Carga Horária 

 Desenvolvimento de Projeto (Orientação) Obrigatória 60ª
 Metodologia de Pesquisa  Obrigatória 30ª
 Seminários Integrados I Obrigatória  30ª
 Escrita e Defesa da Dissertação (Orientação) Obrigatória  90ª
Total por Núcleo  210h

 

Disciplinas do Núcleo Específico 

 Natureza

Carga Horária 

Área de Concentração 

 Fundamentos da Educação e Didática  Obrigatória 60ª  Educação
 Fundamentos e Metodologias da Gestão em Ciências  Obrigatória 60ª  Gestão
 Modelos de Divulgação Científica  Obrigatória 60ª  Difusão
  Total por Núcleo  180h  

 

Disciplinas Eletivas 

Natureza  

Carga Horária 

 Teorias e Práticas de Aprendizagem  Eletiva 30ª
 Perspectivas atuais em Divulgação Científica  Eletiva 30ª
 Tópicos Avançados em Gestão da Informação  Eletiva 30ª
 Atualização em Biologia Celular  Eletiva 30h
Atualização em Biologia Molecular Eletiva 30h
Biologia de Sistemas Eletiva 30h
Ação docente na organização escolar Eletiva (à distância) 30h
Aprendizagem colaborativa Eletiva (à distância) 30h
Mudando o foco da avaliação Eletiva (à distância) 30h
As relações sociais no trabalho e a saúde psicológica dos professores Eletiva (à distância) 30h
Avaliação Formativa: revendo decisões e ações educativas Eletiva (à distância) 30h
Brincadeira em sala de aula: educação séria Eletiva (à distância) 30h
Concepções prévias: ponto de partida da aprendizagem Eletiva (à distância) 30h
Curta na escola Eletiva (à distância) 30h
Dificuldades na aprendizagem Eletiva (à distância) 30h
Genética e biologia molecular para o ensino médio e fundamental Eletiva (à distância) 30h
Interdisciplinaridade em ação Eletiva (à distância) 30h
Neurocognição: o caminho do aprendizado Eletiva (à distância) 30h
Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva Eletiva (à distância) 30h
MÍNIMO DE ELETIVAS A SEREM CURSADAS 30h
CARGA HORÁRIA TOTAL DE DISCIPLINAS A SEREM CURSADAS 420h
Topo