A grade curricular do curso é formada por disciplinas obrigatórias e eletivas, perfazendo 420 horas de disciplinas. As disciplinas obrigatórias contemplam os fundamentos e inovações das três principais áreas do Programa. Essas disciplinas são “Metodologia da Pesquisa”; “Desenvolvimento de Projeto”; “Fundamentos e Metodologias da Gestão em Ciências”; “Fundamentos da Educação e Didática”, “Modelos de Divulgação Científica” e “Seminários Integrados Hatisaburo Masuda”. No conjunto, essas disciplinas buscam atender os pressupostos que balizam as origens do Mestrado Profissional, de que “no MP o que se pretende é imergir um pós-graduando na pesquisa, fazer que ele a conheça bem, mas não necessariamente que ele depois continue a pesquisar. O que importa é que ele (1) conheça por experiência própria o que é pesquisar, (2) saiba onde localizar, no futuro, a pesquisa que interesse a sua profissão, (3) aprenda como incluir a pesquisa existente e a futura no seu trabalho profissional” (Capes). Nossa grade de disciplinas obrigatórias objetiva, portanto, concretizar essas aspirações do Mestrado Profissional.
Também respaldados nesses itens, o conjunto de disciplinas busca o aprofundamento teórico e metodológico para o desenvolvimento dos projetos e dos trabalhos finais de curso. O Programa também provoca a exposição de seu corpo discente a uma diversidade de cientistas e temáticas que ampliam ainda mais as perspectivas profissionais, científicas, culturais e sociais, por meio de seus “Seminários Integrados Hatisaburo Masuda” - com um percentual expressivo de atividades que trabalham o papel da ciência e suas interfaces com a educação, a ética, o desenvolvimento social e econômico, a cultura e as artes.
As disciplinas eletivas objetivam promover uma perspectiva ampla sobre a ciência e sua relação com a sociedade, explorando temas que se articulam com a educação, a gestão e a difusão em ciências, especialmente nas biociências. O aluno deve ainda elaborar, como já mencionado, um TCM – Trabalho de Conclusão de Mestrado, como já descrito. Os TCMs relativos ao desenvolvimento de um produto devem conter, além da contextualização, relevância na área profissional afim e descrição detalhada do produto, uma parte introdutória, na qual está incluído o estado da arte do tema objeto do projeto, discussão geral e considerações finais específicas à aplicação/viabilidade do projeto.
GRADE CURRICULAR DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO, GESTÃO E DIFUSÃO EM BIOCIÊNCIAS IBqM - UFRJ
Disciplina do Núcleo Comum |
Natureza |
Carga Horária |
Desenvolvimento de Projeto (Orientação) | Obrigatória | 60ª |
Metodologia de Pesquisa | Obrigatória | 30ª |
Seminários Integrados I | Obrigatória | 30ª |
Escrita e Defesa da Dissertação (Orientação) | Obrigatória | 90ª |
Total por Núcleo | 210h |
Disciplinas do Núcleo Específico |
Natureza |
Carga Horária |
Área de Concentração |
Fundamentos da Educação e Didática | Obrigatória | 60ª | Educação |
Fundamentos e Metodologias da Gestão em Ciências | Obrigatória | 60ª | Gestão |
Modelos de Divulgação Científica | Obrigatória | 60ª | Difusão |
Total por Núcleo | 180h |
Disciplinas Eletivas |
Natureza |
Carga Horária |
Teorias e Práticas de Aprendizagem | Eletiva | 30ª |
Perspectivas atuais em Divulgação Científica | Eletiva | 30ª |
Tópicos Avançados em Gestão da Informação | Eletiva | 30ª |
Atualização em Biologia Celular | Eletiva | 30h |
Atualização em Biologia Molecular | Eletiva | 30h |
Biologia de Sistemas | Eletiva | 30h |
Ação docente na organização escolar | Eletiva (à distância) | 30h |
Aprendizagem colaborativa | Eletiva (à distância) | 30h |
Mudando o foco da avaliação | Eletiva (à distância) | 30h |
As relações sociais no trabalho e a saúde psicológica dos professores | Eletiva (à distância) | 30h |
Avaliação Formativa: revendo decisões e ações educativas | Eletiva (à distância) | 30h |
Brincadeira em sala de aula: educação séria | Eletiva (à distância) | 30h |
Concepções prévias: ponto de partida da aprendizagem | Eletiva (à distância) | 30h |
Curta na escola | Eletiva (à distância) | 30h |
Dificuldades na aprendizagem | Eletiva (à distância) | 30h |
Genética e biologia molecular para o ensino médio e fundamental | Eletiva (à distância) | 30h |
Interdisciplinaridade em ação | Eletiva (à distância) | 30h |
Neurocognição: o caminho do aprendizado | Eletiva (à distância) | 30h |
Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva | Eletiva (à distância) | 30h |
MÍNIMO DE ELETIVAS A SEREM CURSADAS | 30h | |
CARGA HORÁRIA TOTAL DE DISCIPLINAS A SEREM CURSADAS | 420h |