As linhas de pesquisa e projetos em curso vêm buscando, com essa missão, proporcionar uma maior exposição desses profissionais ao papel da ciência no mundo e nas suas próprias leituras de realidade. Nesse exercício contribuem para promover uma maior compreensão sobre a relação que a atividade científica estabelece com a geração de conhecimento e com a popularização desse conhecimento articulado com a sociedade, com a saúde das populações, com os sistemas de formação e gestão de recursos humanos, com a resolução de problemas de natureza científica e tecnológica, com a educação, a cultura e a arte e com o fortalecimento do pensamento livre e crítico.
Uma das linhas que vêm se expandindo é a de “popularização da ciência”, bem como a de “educação e divulgação científica para pessoas com deficiência”. No campo da educação e difusão em ciências, incluem-se projetos que promovam e ampliem a inclusão, articulados com a investigação de fatores que se configuram como potencialidades para pessoas com deficiência.
Além dessa, a linha de pesquisa dedicada à gestão em ciências vem se mostrando cada vez mais promissora, em termos de possibilidades de projetos e contribuições associadas, incluindo aquelas advindas de servidores da UFRJ. Nessa linha se concentram, por exemplo, projetos atrelados ao desenvolvimento de políticas científicas, incluindo a atenção a aspectos éticos e culturais e a relação que estabelecem com o delineamento de políticas de gestão da pesquisa, especialmente, no campo das biociências, nos contextos nacional e internacional.
Nessa linha de pesquisa, também se incluem o desenvolvimento de projetos que possam fomentar o desenvolvimento de mecanismos de aproximação entre a universidade, a escola e a sociedade, com o objetivo de fortalecer essa interação e a compreensão pública sobre a ciência.