SOBRE O PPG MESTRADO PROFISSIONAL
O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD) amplia as contribuições, com aplicação em contextos profissionais específicos, da área de concentração EGeD do Programa de Pós-Graduação em Química Biológica do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM)/UFRJ.
O Programa MP-EGeD tem unido esforços para fortalecer a interface entre ciência e sociedade por meio de atividades acadêmicas que se articulam com a vivência profissional dos mestrandos. No âmbito de sua proposta, inclui a melhoria das competências dos professores e outros profissionais que trabalham em instituições de ensino básico ou superior. São bem-vindos também projetos que abordam direta ou indiretamente problemas não restritos às biociências, mas, com foco na atividade científica, de forma mais ampla. Por exemplo, um projeto pode explorar questões educacionais e sociais de interesse mais geral na ciência e fornecer uma estratégia ou solução.
A maioria dos trabalhos tem como base metodologias de pesquisa qualitativa ou quantitativa, ou ambas, tipicamente utilizadas nas ciências humanas e sociais, o que promove uma importante articulação da pesquisa EGeD em biociências com essas áreas.
Essa articulação do campo EGeD no IBqM enriquece as abordagens dos projetos e coloca a educação, a gestão e a difusão no âmbito das ciências da vida em uma perspectiva mais inter- e multidisciplinar. Os projetos dos alunos do Mestrado Profissional podem se concentrar em uma única área EGeD ou combinar duas ou mesmo as três possibilidades. A escolha deve ter relação com o “produto final” a ser aplicado a um dado ambiente profissional. Essas diferentes alternativas aumentam o potencial de atendimento a interesses diversos e a demandas profissionais específicas dos mestrandos. Esses discentes compõem um espectro amplo de formações e atividades profissionais, incluindo biólogos, enfermeiros, médicos, jornalistas, pedagogos, professores de língua portuguesa, de matemática, dentre outros, nos setores público e privado.
O atendimento a esses interesses e demandas tem sido favorecido pelo fato de o Programa valorizar e buscar a diversidade entre seus docentes e discentes (“Conheça nossos Docentes”), ponto favorável para estimular a criatividade e delinear os conteúdos dos produtos.
Em dezembro de 2022, o Programa já havia titulado 83 mestres. A maioria dos produtos desenvolvidos no Programa, associados ao que chamamos de Trabalhos de Conclusão de Mestrado (TCM), abordam um problema particular dentro da área EGeD. Pode ter um impacto institucional, local ou mais amplo, com produtos resultantes que, em sua maioria, estão disponíveis em acesso aberto, em plataformas públicas, como a EduCAPES. Aqui estão alguns exemplos de tais materiais, disponíveis em acesso aberto:
O principal objetivo do MP-EGeD é promover uma visão multidisciplinar do conhecimento científico que possa contribuir concretamente para o aprimoramento das práticas profissionais de seus mestrandos e mestres, desenvolvendo análises, reflexões e produtos de relevância e aplicação na educação científica, em políticas científicas/de gestão em ciências e na popularização do conhecimento científico, dando continuidade à tradição cultivada pelo IBqM. O Programa busca continuar oferecendo formação especializada para profissionais nas áreas EGeD, atrelada ao desenvolvimento de abordagens e produtos educacionais, sociais e culturais que ajudem a enriquecer a cultura científica - aumentando a compreensão pública sobre a ciência e sua importância nos contextos nacional e internacional.
O Programa MP-EGeD procura também estimular o espírito crítico e criativo dos mestrandos profissionais, fomentando uma atitude científica, ética e responsável. Como missão, o Programa tem o compromisso de estender e aprofundar as contribuições que o IBqM já vem realizando ao longo de sua história na área EGeD. No âmbito da UFRJ, o Programa tem oferecido oportunidades para que técnicos e demais servidores da universidade aprimorem sua formação profissional e acadêmica, utilizando o conhecimento no campo EGeD como catalisador desse aperfeiçoamento.
A partir de 2021, o MP-EGeD também tem como metas estender algumas linhas de pesquisa, que incluem maior inserção de profissionais, como intérpretes de libras, de EGeD que atuam para aprimorar estratégias de inclusão de pessoas com deficiência.