Accessibility Tools

16 10 MPB Professores Noticia capaCem professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) receberam, em 15/10, as primeiras emissões da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), durante cerimônia realizada na Arena Olímpica Isabel Salgado, na Barra da Tijuca. O evento, em comemoração ao Dia do Professor, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.

A CNDB, com validade de dez anos, será reconhecida em todo o país como documento oficial e permitirá acesso a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e descontos em produtos e serviços. Segundo o ministro Camilo, “1,5 mil carteiras estão sendo entregues no Rio de Janeiro, como início das 2,7 milhões que poderão ser emitidas no Brasil”.

O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, ressaltou o valor simbólico da iniciativa: “O médico tem carteira, o engenheiro tem carteira, o jornalista tem carteira, o professor não tinha. É o orgulho de poder mostrar sua identidade docente”. Já a professora Tatiana Sampaio, do Laboratório de Biologia da Matriz Extracelular da UFRJ, afirmou que o documento “une os professores do Brasil a partir do reconhecimento da nossa identidade”.

Outros docentes destacaram a importância de ampliar investimentos na educação. O decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Luiz Eurico Nasciutti, defendeu mais recursos para ensino, ciência e inovação. A professora Mayra Goulart, do Departamento de Ciência Política (DCP) e ex-presidente da Adufrj, disse que o gesto simbólico representa valorização, após períodos de desvalorização da categoria.

O sistema para solicitar a CNDB foi aberto em 16/10, no portal do programa Mais Professores, com acesso via gov.br.

Durante o evento, Lula também destacou avanços como a ampliação da política de cotas (Lei nº 15.142) e reafirmou o compromisso do governo com a educação e a formação de profissionais nas áreas tecnológicas. “Nós precisamos formar mais engenheiros, matemáticos e especialistas em inteligência digital”, afirmou. O presidente concluiu destacando que educação é sinônimo de soberania: “Eu quero que o filho de uma empregada doméstica possa disputar uma vaga na universidade ao lado do filho da patroa”.

Clique AQUI para conferir a notícia completa!

Fonte: Conexão UFRJ

16 10 MPB Professores Noticia 2

5113900847905899686A UFRJ criticou o Projeto de Lei (PL) 330/2022, que propõe criminalizar a “má conduta científica” no Brasil, alertando para os riscos da medida. Segundo nota técnica de docentes e dirigentes da universidade, o PL define de forma ampla e imprecisa o conceito de má conduta científica, confundindo fraudes graves com erros metodológicos comuns, o que pode levar à judicialização indevida e criar um ambiente de medo, especialmente para estudantes de pós-graduação.

A nota destaca que mecanismos de autorregulação já existentes, como retratações e correções, são suficientes para lidar com erros científicos, e que condutas fraudulentas já podem ser punidas pelas leis vigentes. A UFRJ também critica a generalização do projeto, que parte de casos na área da saúde e pretende abranger todas as áreas científicas, o que pode comprometer a liberdade e criatividade na pesquisa.

O documento defende o fortalecimento institucional da integridade científica, com comissões internas, estímulo a boas práticas acadêmicas e prevenção de má conduta, reservando o uso do direito penal apenas para fraudes já tipificadas, como falsidade documental ou financeira.

Clique AQUI para conferir a Nota Técnica assinada pelos docentes!

Fonte: Conexão UFRJ

29 08 MPEGED Comemoração noticia

Hoje, dia 29/08 às 13:30h haverá o evento do PPG MP-EGeD dedicado à comemoração do Centenário de Defesas de Mestrado do Programa e, associado a esse marco, a Etapa 1 do Processo de Autoavaliação do Programa para o Quadriênio 2025-2028 da CAPES.

As defesas 100 e 101 são:

100
Título: "Difusão Científica Inclusiva na UFRJ: Repensando a Acessibilidade nos eventos do Centro de Ciências da Saúde. "

Discente: Cleide da Silva Xavier
Orientador: Wagner Seixas da Silva
Coorientador: Leonardo Rocchetto Coelho

101
Título: "Ensino de Ciências por Investigação no 1º ano do Ensino Fundamental: Análise de uma Atividade e sua Contribuição para a Formação Docente. "

Discente: Viviane Alves de Andrade
Orientador: Grazielle Rodrigues Pereira

Programação:
13h30 às 13h50 - Abertura - Direção do IBqM e Coordenação MP
13h55 às 14h15 - Panorama sobre o perfil de produção a partir das 100 defesas do MP-EGeD
14h20 às 14h50 - Breve apresentação dos trabalhos 100 e 1001 (discentes e docentes envolvidos) 
14h55 às 14h50 - Apresentação dos principais tópicos do relatório sobre o Planejamento Estratégico que seguiu para a CAPES e coleta de opiniões para início do refinamento do plano
16h às 17h - Encerramento e Coffeebreak

Local: Auditório Leopoldo de Meis 

Embora o evento seja aberto, o processo de autoavaliação deve contar especialmente com docentes credenciados no PPG e discentes com matrícula ativa.

A Coordenação e a Comissão Deliberativa do PPG MP-EGeD agradecem a cooperação de seu corpo social para essa atividade tão importante para a evolução do MP!

Confira a Programação completa AQUI

29 09 MPEGeD Inscrições NoticiaO Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (PPG MP-EGeD) acaba de abrir inscrições para o Processo Seletivo 2025, para ingresso em 2026.

Período de Inscrições: de 7 de novembro a 1 de dezembro de 2025.

Ao todo, são 30 vagas disponíveis, contemplando ampla concorrência, além de categorias específicas para servidores, candidatos pretos/pardos e intérpretes de Libras, reforçando o compromisso do programa com a inclusão e a diversidade acadêmica.

Confira o edital completo com todas as informações clicando AQUI!

20 05 MPEGeD 1jpg noticiaA edição 2025 do evento Conhecendo a UFRJ reuniu mais de seis mil estudantes do ensino médio, das escolas públicas, privadas, ONGs e cursinhos comunitários, nos dias 7, 8 e 9 de maio. Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), o evento teve como tema "Jovens transformadores: UFRJ construindo o futuro" e aconteceu simultaneamente na Cidade Universitária e no campus UFRJ-Macaé.

Com uma programação diversificada, o evento proporcionou visitas guiadas, oficinas, palestras, estandes, sessões de cinema e interações com os cursos de graduação e laboratórios da universidade. A cerimônia de abertura contou com a participação do reitor da UFRJ, Roberto Medronho, da vice-reitora, Cássia Turci, outros pró-reitores e uma apresentação musical que deu início às atividades.

Ao longo dos três dias, os participantes puderam conhecer de perto as possibilidades do ensino superior. A estudante Lorrany Sarmento afirmou ter ampliado seus interesses profissionais após entrar em contato com cursos que não conhecia. Já João Paulo Caldas relatou estar ainda mais motivado a ingressar na UFRJ, enquanto Laura Coelho destacou a experiência como decisiva para refletir sobre o seu futuro acadêmico.

Um dos destaques do evento foi a participação ativa dos próprios alunos da universidade, que apresentaram seus cursos aos visitantes. Para Nathan Vasconcelos, estudante de Física, a troca com os jovens do ensino médio foi enriquecedora. Miguel Testa, de Belford Roxo, contou que, mesmo indo com uma ideia definida, saiu com novos interesses e perspectivas sobre sua trajetória acadêmica.

Além de conhecerem os cursos e as instalações, os visitantes também receberam orientações sobre bolsas e auxílios estudantis oferecidos pela universidade. A superintendente de Políticas Estudantis, Bárbara Tavela, reforçou a relevância do evento como o maior da extensão universitária da UFRJ, por apresentar a diversidade, a inovação e a dimensão humana da instituição.

Com um aumento de 30% no número de participantes em relação à edição anterior, o Conhecendo a UFRJ 2025 superou as expectativas. Para a pró-reitora de Extensão, Ivana Bentes, o evento foi uma oportunidade única de mostrar que a universidade pública é acessível e pode começar a fazer parte da vida dos jovens ainda antes do Enem, por meio das ações de extensão.

Confira a notícia completa AQUI!

Fonte: Conexão UFRJ

Crédito das fotos: Moisés Pimentel (SGCOM/UFRJ)

Topo