Disciplinas (Obrigatórias e Principais Eletivas)

Elaboração e desenvolvimento de Projeto de Pesquisa. O levantamento bibliográfico e o Estado da Arte. Como delimitar objetos de investigação e abordagens metodológicas da pesquisa. Articulação entre os campos teóricos e empíricos da pesquisa. Construção de texto colaborativo. Apresentação formal do projeto a ser pesquisado.

Disciplina Obrigatória

Noções de metodologia científica. Métodos de pesquisa quantitativa e qualitativa e influências nas formas de produção de conhecimento. Referencial teórico. Abordagens metodológicas na pesquisa em ciências humanas e sociais. Questões éticas em projetos com humanos. Revisão da literatura científica. Coleta de dados, tratamento de informação e análise de resultados.

Disciplina Obrigatória

Palestras promovidas pelo MP-EGeD com temas de fronteira do conhecimento relativos às áreas de Educação, Gestão do Conhecimento e Divulgação de Ciência, produção do conhecimento na contemporaneidade e as demandas da sociedade pós-moderna.

Disciplina Obrigatória 

Conclusão de projetos de pesquisa. Redação de trabalhos científicos e/ou preparação e submissão de artigo em periódico científico classificado no sistema Qualis e/ou redação final do trabalho de final de curso.

Automática para a Conclusão

Análise dos fundamentos políticos, econômicos e sociais da educação. Caráter histórico da educação; a busca de um sentido para concepção de homem e educação; os condicionamentos materiais, culturais e sociais para produção do pensamento científico; Educação brasileira contemporânea: limites e possibilidades. O aluno deverá participar sob supervisão do orientador, em cursos regulares oferecidos pelo Instituto à graduação ou a pós-graduação lato sensu; Fundamentos da ação docente através da compreensão das diferentes propostas de ensino-aprendizagem, caracterizando o posicionamento teórico-prático necessário à atuação educativa.

Disciplina Obrigatória 

Aspectos gerais da história da C&T no Brasil. Organização, planejamento e controle de gestão das instituições científicas. Políticas científicas no cenário nacional e internacional. Mudanças na geografia de colaborações internacionais, modelos de gestão e avaliação da ciência. Pesquisa básica e aplicada. Interações entre agências nacionais e internacionais de apoio à pesquisa científica e tecnológica. Indicadores de produção científica. A pesquisa como mecanismo de produção da inovação.

Disciplina Obrigatória

Disciplina específica para alunos que já concluíram todos os créditos obrigatórios e ainda permanecem com matrícula ativa aguardando a defesa de dissertação, ou para os que não irão cursar nenhuma outra disciplina no semestre.

Sem carga horária

Divulgação e difusão científica; A história da divulgação científica no Brasil e no mundo; Modelos de divulgação científica; Alvos da divulgação científica; Os meios utilizados na divulgação científica; Percepção pública da ciência.

Disciplina Obrigatória

 

A interdisciplinaridade como elemento norteador de práticas pedagógicas ede divulgação científica; A ficção científica no ensino da perspectiva Ciência,Tecnologia & Sociedade (CTS); Literatura mundial no ensino de Genética; Literaturamundial na abordagem de temas científicos; Materiais didáticos inovadores para aabordagem de temas científicos contemporâneos. Metodologia: Aulas expositivasdialogadas e práticas (elaboração de modelos/práticas criativas). Avaliação: O alunoserá avaliado através da participação nas discussões, elaboração das atividades eatravés da proposta coerente com uma “abordagem criativa”.

Eletiva

Integração de toda a informação biológica, estudando os mecanismos celulares como um todo, a fim de perceber o funcionamento simultâneo dos diferentes sistemas e compreender os sistemas vivos, como resultado de fluxos de massa, energia e informação, que variam no tempo, no espaço e na dependência do ambiente. Tópicos abordados: Dinâmica e propriedade de redes moleculares, potencial de membrana e ação. Redes de regulação gênica e redes metabólicas, nutrição, digestão, ventilação e circulação, músculo e movimento, regulação neuroendócrina e reprodução. Controle metabólico de fluxo, líquidos corporais, fundamentos de regulação homeostática, osmorregulação e excreção.

Eletiva

Traz conceitos básicos para serem discutidos e utilizados em sala de aula como fundamentos, tentando entender a enorme quantidade de informação nova produzida em tão curto espaço de tempo. O que é biologia molecular e o lugar da genética, com o conhecimento relacionado ao dna e seus mecanismos de ação. Outras questões que utilizam como base tanto os conhecimentos de biologia molecular quanto os da genética clássica.

Eletiva

Aspectos Históricos da Educação Especial e Inclusiva; Pessoas com deficiência e necessidades educacionais específicas: a diversidade atual em nossa sociedade; Formação de recursos humanos: vencendo os desafios através da informação; Acessibilidade, desenho universal e flexibilização: uma prática laboral diária.

Eletiva

História do uso de tecnologias no ensino; EaD e tecnologias dentro e fora da sala de aula; modelos de ensino híbrido; sistemas de gerenciamento de aprendizado e salas de aula virtual; Moodle: recursos, atividades, projetos e suas aplicações; ferramentas externas aos AVAs; uso de tecnologias digitais para educação e difusão de ciência.

Eletiva

Biodiversidade; Como prospectar produtos da Biodiversidade; Introdução à Etnobotânica. A complexa visão sobre os povos tradicionais; Ética na pesquisa com comunidades “tradicionais” e “não tradicionais”; Papel da Biodiversidade no Brasil e no Mundo; Biodiversidade x Desenvolvimentismo; Contexto histórico sobre a legislação de acesso ao PG e ao CTA; Legislação aplicada ao PG e ao CTA no Brasil; Biotecnologia no acesso ao Patrimônio Genético; Propriedade Intelectual aplicada ao PG e ao CTA; O papel das marcas na agregação de valor aos produtos da biodiversidade; Impactos da legislação de acesso ao PG e ao CTA na indústria e na inovação.

Eletiva

Apresentação oral do projeto de pesquisa com os principais resultados obtidos após 18 meses de matrícula no programa e discussão sobre os tópicos apresentados com a banca examinadora.

Disciplina Obrigatória

A disciplina irá explorar o desenvolvimento de produtos técnicos e científicos no âmbito do Mestrado Profissional. Entre os tipos de produtos previstos no âmbito do Mestrado Profissional temos produtos técnico-científicos, tecnológicos, artísticos, didáticos, instrucionais, programas e aplicativos, projetos de inovação e outros formatos. Iremos enfatizar o desenvolvimento de produtos de acordo com a área e a finalidade da dissertação e em aderência com o curso.

Eletiva

A disciplina se propõe a ensinar aos alunos Fundamentos básicos de disciplinas artísticas e empoderá-los para que produzam sus próprias obras autorais, mesmo que experimentais. Nessa versão focaremos na produção de roteiros para pílulas cênicas, produção de figurino, cenografia e preparação de atores. Os alunos deverão criar essas pílulas ou entradas cênicas que podem incluir ideias de dança, música, teatro e/ou performance. Tais entradas devem também ter um cunho educativo e instrutivo de fundo, que ajude o público a entender melhor aspectos da ciência e do fazer científico. Bases do teatro: roteiro, cenografia, figurino, preparação de atores, direção de espetáculos. Bases da música ocidental: tons, intervalos, acordes, cadências. Fundamentos de métrica, rima e melodia para danã e composição. Apresentação dos trabalhos produzidos ao longo do curso.

Eletiva

Promover reflexão sobre a origem e história dos museus de ciências no Brasil e no mundo; Discutir sobre aspectos da divulgação científica, abordando suas principais teorias e modelos relacionados à percepção pública da ciência; Abordar contextos sobre ensino de ciências, como conceitos e práticas pedagógicas (educação não formal, formal, informal e museal, formação continuada de professores), mediação e interatividade em museus e centros de ciências; Discutir sobre a temática de acervosculturais e memória, abordando como estudo de caso alguns aspectos históricos do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – EMCCF; Promover experiências sobredivulgação científica em museus e centros de ciência através de visitas técnicas a museus e espaços culturais da UFRJ.

Eletiva

Conceitos-chave do ambientalismo, incluindo: antropoceno, relatório doIPCC, pegada ecológica, vegetarianismo, veganismo, a poluição causada pela monocultura e pecuária,agrofloresta, reflorestamento, cuidados com o lixo, cuidados com a água e ecotoxicologia, ecovilas,educação ambiental, bioconstrução e permacultura, biorritmos, ayurveda, yoga, plantas medicinais,xamanismo, crítica a indústria farmacêutica e outros assuntos.

Eletiva

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