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A edição 2025 do evento Conhecendo a UFRJ reuniu mais de seis mil estudantes do ensino médio, das escolas públicas, privadas, ONGs e cursinhos comunitários, nos dias 7, 8 e 9 de maio. Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), o evento teve como tema "Jovens transformadores: UFRJ construindo o futuro" e aconteceu simultaneamente na Cidade Universitária e no campus UFRJ-Macaé.
Com uma programação diversificada, o evento proporcionou visitas guiadas, oficinas, palestras, estandes, sessões de cinema e interações com os cursos de graduação e laboratórios da universidade. A cerimônia de abertura contou com a participação do reitor da UFRJ, Roberto Medronho, da vice-reitora, Cássia Turci, outros pró-reitores e uma apresentação musical que deu início às atividades.
Ao longo dos três dias, os participantes puderam conhecer de perto as possibilidades do ensino superior. A estudante Lorrany Sarmento afirmou ter ampliado seus interesses profissionais após entrar em contato com cursos que não conhecia. Já João Paulo Caldas relatou estar ainda mais motivado a ingressar na UFRJ, enquanto Laura Coelho destacou a experiência como decisiva para refletir sobre o seu futuro acadêmico.
Um dos destaques do evento foi a participação ativa dos próprios alunos da universidade, que apresentaram seus cursos aos visitantes. Para Nathan Vasconcelos, estudante de Física, a troca com os jovens do ensino médio foi enriquecedora. Miguel Testa, de Belford Roxo, contou que, mesmo indo com uma ideia definida, saiu com novos interesses e perspectivas sobre sua trajetória acadêmica.
Além de conhecerem os cursos e as instalações, os visitantes também receberam orientações sobre bolsas e auxílios estudantis oferecidos pela universidade. A superintendente de Políticas Estudantis, Bárbara Tavela, reforçou a relevância do evento como o maior da extensão universitária da UFRJ, por apresentar a diversidade, a inovação e a dimensão humana da instituição.
Com um aumento de 30% no número de participantes em relação à edição anterior, o Conhecendo a UFRJ 2025 superou as expectativas. Para a pró-reitora de Extensão, Ivana Bentes, o evento foi uma oportunidade única de mostrar que a universidade pública é acessível e pode começar a fazer parte da vida dos jovens ainda antes do Enem, por meio das ações de extensão.
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Fonte: Conexão UFRJ
Crédito das fotos: Moisés Pimentel (SGCOM/UFRJ)
O Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências (MP-EGeD), da UFRJ, inicia um novo ciclo com a nomeação de sua nova coordenação. À frente do programa estão os Professores Danilo Ribeiro de Oliveira e Erika Negreiros Gonçalves, que assumem, respectivamente, os cargos de coordenador e vice-coordenadora.
Danilo Ribeiro de Oliveira é Professor da Faculdade de Farmácia da UFRJ e também atua como coordenador da Subcâmara de Biodiversidade da CTEP/PR-2/UFRJ. Com forte envolvimento nas áreas de biodiversidade, patrimônio genético e conhecimento tradicional, sua atuação destaca-se pelo olhar ético, histórico e legal sobre esses temas. Além disso, participa de comitês editoriais e atua como parecerista em diversos periódicos científicos das áreas de saúde e biodiversidade.
Já Erika Negreiros Gonçalves é Professora do IBCCF/UFRJ e coordena o Espaço Memorial Carlos Chagas Filho. Sua atuação é voltada para a divulgação científica, história da ciência, educação museal e preservação do patrimônio científico. É também integrante de comitê de ética e grupos relacionados a museus e acervos da UFRJ, além de liderar iniciativas de extensão no Instituto.
Com essa nova gestão, o MP-EGeD reafirma seu compromisso com a formação interdisciplinar e o fortalecimento das práticas de ensino, gestão e divulgação científica em biociências.
A Professora Sonia Vasconcelos e a Professora Isabela Ramos agradecem a contribuição dos docentes, discentes e técnicos para a gestão que ora se encerra e deseja boas-vindas e uma gestão exitosa, com muitas realizações, ao Professor Danilo e à Professora Erika!
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu a nota máxima de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2023, conforme divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 11 de abril. Este índice avalia a qualidade das instituições de ensino superior no Brasil, considerando a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) e a avaliação dos programas de pós-graduação. É a décima vez consecutiva que a UFRJ alcança esse resultado, reflexo do bom desempenho nos cursos de graduação e pós-graduação.
No Enade 2023, 24 cursos da UFRJ foram avaliados; 16 obtiveram conceito 5, incluindo diversos cursos de engenharia e saúde. O reitor Roberto Medronho destacou que, apesar das dificuldades orçamentárias, os resultados confirmam o compromisso da UFRJ com a formação de profissionais qualificados, contribuindo assim para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Foto: Fábio Caffé (SGCOM/UFRJ)
Fonte: Conexão UFRJ
Em meio às celebrações do Dia do Livro, comemorado em 23 de abril, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) amplia suas ações de incentivo à leitura. A movimentação ganha ainda mais força com o reconhecimento do Rio de Janeiro como a Capital Mundial do Livro 2025, título concedido pela Unesco — primeira vez a uma cidade de língua portuguesa.
O anúncio oficial foi feito no Real Gabinete Português de Leitura, onde a Prefeitura do Rio lançou o slogan "O Rio de Janeiro Continua Lendo", além da identidade visual da campanha, inspirada na cultura literária da cidade. Entre os eventos programados estão a Bienal do Livro, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) e diversas feiras e prêmios literários.
Na UFRJ, o Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) reforça o acesso ao conhecimento com suas 43 bibliotecas abertas à comunidade acadêmica e ao público. Segundo Amanda Moura, do SiBI, o número de bibliotecas é um importante fator de democratização da leitura. Entre as iniciativas, destaca-se o lançamento do clube de leitura "UFRJ Literária", coordenado por Josiane Alcântara, que inicia suas atividades no dia 29 de abril com foco na literatura indígena.
Além disso, o SiBI promoverá exposições temáticas e visitas a espaços culturais da universidade. No entanto, Amanda ressalta que a valorização efetiva da leitura exige avanços em políticas públicas e maior investimento em cultura, já que a falta de acessibilidade e o foco excessivo em best-sellers ainda são desafios.
O Laboratório de Comunicação, Literatura, Linguagens e Tecnologias (Labcomllit), da Escola de Comunicação (ECO), também se mobiliza para fortalecer a presença da literatura na universidade. Fundado em 2008, o grupo promove debates sobre expressões artísticas e literárias e homenageia autores como Lima Barreto e Alice Santana. Para 2025, o Labcomllit planeja a cobertura da Bienal do Livro pelos alunos de Jornalismo e a participação em editais culturais, contribuindo ativamente para as celebrações na cidade.
Foto: Ana Marina Coutinho/SGCOM
Fonte: Conexão UFRJ
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi anfitriã da cerimônia de entrega do Selo ODS Educação 2024, realizada no Museu do Amanhã, na quinta-feira, 20 de março. O evento reconheceu 74 instituições de ensino de todo o Brasil por suas iniciativas que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Durante a cerimônia, o Reitor da UFRJ, Roberto Medronho, ressaltou a importância da educação no contexto do desenvolvimento sustentável, enfatizando a relevância de instituições de ensino no enfrentamento dos desafios globais e na promoção de um futuro mais justo e sustentável.
A Vice-Reitora da UFRJ, Cássia Turci, destacou que a Universidade busca promover a sustentabilidade de forma integrada, abordando todos os ODS de maneira equitativa. “Os ODS devem ser praticados de forma conjunta porque somente assim teremos uma sociedade mais justa, humana e igualitária”, afirmou Cássia Turci.
Neste ano, 909 iniciativas foram certificadas, sendo 73 delas da UFRJ, que se destacou como uma das instituições com mais projetos reconhecidos. O evento também incluiu debates sobre a implementação dos ODS nas universidades e a criação do ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial, promovendo uma reflexão sobre a inclusão no desenvolvimento sustentável.
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Fonte: Conexão UFRJ