UFRJ e Rede Jornalistas Pretos oferecem disciplina aberta ao públicoA Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com a Rede Jornalistas Pretos (JP), promove o curso Cidadania e Comunicação em forma de disciplina para estudantes da graduação e de projeto de extensão para não graduandos da Universidade. As aulas acontecem de forma remota e síncrona (ao vivo), das 16h às 18h, às sextas-feiras, com data de início marcada para 14/4 e de término para 21/7. O curso é gratuito para os inscritos não vinculados à UFRJ, que, ao final, receberão certificado de extensão pela Universidade. As vagas são limitadas e as inscrições se encerram em 27/3.

As aulas serão coordenadas pela presidente da Rede Jornalistas Pretos Marcelle Chagas e a professora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ Ivana Bentes e contam com a participação de jornalistas e pesquisadores. O curso aborda as questões de igualdade, inclusão, equidade e diversidade dentro do campo da comunicação e os seus processos históricos, que se reverberam até os dias de hoje no universo da cultura digital. Segundo a professora Ivana, o objetivo dele é chamar a atenção das pessoas envolvidas com a comunicação para as pautas de igualdade, principalmente relacionadas à questão racial, para, segundo ela, fomentar a “produção de conteúdos antirracistas”. Por isso, o trabalho em conjunto com a Rede Jornalistas Pretos, que propôs a parceria, é fundamental.

“A parceria com a Rede Jornalistas Pretos é decisiva porque já é um grupo que trabalha com uma proposta de incentivo à diversidade na comunicação que, a nosso ver, é um tema urgente, tendo em vista a composição social e racial nas redações de jornais, na produção de conteúdo e até na pesquisa universitária. Por isso essa parceria da Escola de Comunicação, que forma jornalistas, comunicadores e produtores de conteúdo, com a Jornalistas Pretos nos fortalece e cria uma sinergia”, diz Ivana.  

Além disso, segundo Marcelle, a proposta do curso é também demonstrar o papel fundamental da comunicação nas principais mudanças sociais e aproximá-la cada vez mais da realidade brasileira. “Quando nós falamos desse ambiente diverso que é a cultura digital, temos que analisar a interseccionalidade existente em diversos sistemas de opressão no nosso país e ter o máximo de preparação para cobrir o nosso cotidiano, a fim de que não seja uma comunicação distante da realidade. Isso também ajuda em um cenário de fake News e desinformação, porque nós produzimos uma informação mais próxima da realidade”, afirma Marcelle, que também é professora da Universidade Federal Fluminense (UFF).

É pelo fato de contemplar debates que vão além do papel da comunicação em si que, de acordo com as professoras, o curso não é voltado apenas para os profissionais da área. Para Ivana, o curso alcança cenários atuais que atravessam a sociedade brasileira e, por isso, leva a palavra “cidadania” no título. “Hoje a própria questão do acesso aos direitos passa pelo campo da comunicação e das mídias, que são um espaço de disputa de valores e narrativas. A palavra “cidadania” está no título do curso justamente para dar ênfase na formação cidadã que interessa a qualquer pessoa e é fundamental na formação de valores”, completa.

A Rede JP busca estar sempre em diálogo com as universidades, não só oferecendo cursos, mas também ministrando palestras e disponibilizando bolsas de estudo, e visa à inserção de mais profissionais pretos, indígenas e periféricos no ambiente acadêmico e profissional. Segundo Marcelle, as principais frentes de atuação da rede são empregabilidade, educação e oportunidade e, desde 2019, promove cursos de comunicação e desenvolvimento para implementá-las. “Nós somos muito procurados por pessoas que deixaram o jornalismo ou tinham sonhos de cursar comunicação mas não se viam inseridos dentro dessa estrutura. Nosso papel com a rede é fazer com que eles consigam dizer ‘nossa, agora isso é possível para mim’, ‘olha essa gama de comunicadores parecidos comigo’, ‘eu sou capaz de atuar nessa área’”, completa Marcelle.

Inscrição 

Estudantes da UFRJ devem fazer a inscrição via Siga. A disciplina está inserida como complementar de teoria, com o código ECF356.

Para não estudantes, a inscrição deve ser feita por este link. 

Para receber o certificado de participação, deve-se obter no mínimo 75% de presença no curso. Estudantes da UFRJ não precisam preencher o formulário, a não ser que desejem realizar o curso como extensão.

02 05 PEP edital noticiaO Programa de Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Biociências torna oficial a Lista de aprovados e o resultado final do processo seletivo Edital 2022/2023.

pdf icon Lista de Aprovados - Resultado Final

Informações sobre 3ª etapa Processo seletivo MP EGeD 20222023Disponibilizamos os dias e horários de cada candidato para a Prova oral da terceira etapa do Processo Seletivo MP-EGeD 2022/2023.

 

Terceira Etapa: Prova oral
Dias: 07/02/2023 – horário de 13 as 17 horas
         08/02/2023 – horário de 13 as 17 horas

A terceira etapa será realizada no Centro de Ciências da Saúde – Subsolo Bloco D – Sala de Estudos (Programa de Pós Graduação em Química Biológica)  - Cidade Universitária – Ilha do Fundão – RJ

Os candidatos serão arguidos somente pela Comissão, sendo vedado aos demais candidatos assistir às arguições uns dos outros. Pedimos que cheguem nos horários próximos às suas respectivas entrevistas, como consta em anexo.

Resultado preliminar da 3ª etapa e nota final Processo seletivoConfira o Resultado preliminar da 3ª etapa e nota final – Processo Seletivo MP-EGeD 2022/2023

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Resultado final da 2ª etapa Processo seletivo MP EGeD 20222023Confira Resultado final da 2ª etapa – Processo seletivo MP-EGeD 2022/2023.

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