profileDocente Permanente do Programa
Professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Erli é Pró-Reitora de Extensão da UERGS e foi coordenadora de Pesquisa, na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da mesma universidade (2015-2018). Ela é Presidente da Comissão de Implementação do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT UERGS. Ela foi Vice-Presidente internacional da APECS (Association of Polar Early Carreer Scientists) internacional, sendo responsável pela fundação da APECS-Brasil, da qual foi presidente. Ela é membro do Conselho Nacional representando a área de Ecologia e Biologia Terrestre, e Coordenadora de projetos da Associação. Ela é revisora para periódicos que incluem o Brazilian Journal of Oceanography, Biodiversidade Pampeana, Antarctic Science, Polar Biology e Oecologia Australis (Brasiliensis). Erli participou de projeto de pesquisa em que estudou aves marinhas da Antártica, aves costeiras, contaminação ambiental e etologia. Em 2014, Erli participou como convidada do 1st Antarctic & Southern Ocean Science Horizon Scan organizado pelo Scientific Committee on Antarctic Research, que reuniu 75 pesquisadores (dois brasileiros) considerados destaque na Ciência Antártica e do Oceano Austral. Seu envolvimento com a divulgação da ciência polar vem expandindo sua atuação no campo da divulgação científica e área EGeD, de forma mais ampla. Erli é responsável pela disciplina eletiva recém-ofertada, em 2020, Produtos dos Mestrados Profissionais.

Lattes

profileDocente Colaborador do Programa
Professor do Instituto de Nutrição Josué de Castro da UFRJ. Fabiano foi Professor no Departamento de Biofunção do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde coordenou o curso de bioquímica para Enfermagem e foi líder do grupo de Pesquisa em Educação e Difusão de Biociências do ICS/UFBA. Na UFRJ, Fabiano continua coordenando projetos de pesquisa e extensão relacionados com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino e difusão de biociências. Fabiano é responsável, junto com Mário Gandra, pela criação e oferta da disciplina eletiva. “Tecnologias para a Aprendizagem Ativa Digital”. Ele é um dos docentes do MP-EGeD com experiência acumulada na área de educação à distância, divulgação científica, Tecnologias da Informação e Comunicação.

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profileDocente Permanente do Programa
Professor do IBqM/UFRJ. Francisco foi presidente regional da Sociedade Brasileira de Genética para os estados de RJ, MG e ES (Regional Leste da SBG, mandato 2016-2018). Francisco orienta projetos em bioquímica e também na área EGeD do Programa de Química Biológica, incluindo Bionformática, Big Data e Oficina de Ciência, Arte e Educação, oferecida como disciplina eletiva no Mestrado Profissional. A principal atuação de Francisco como pesquisador é em bioinformática para a análise de genomas e transcriptomas. Francisco estuda estudar genomas de aves, peixes, orquídeas e outros organismos. Francisco trabalhou no Sanger Center (Cambridge, UK), Institut de Genetique et Biologie Moleculaire (Strasbourg, França), Cold Spring Harbor Laboratory (New York, US), Duke University (Durham, US), Université de Bourdeaux (Bordeaux, França), Universitat Wurzburg (Wurzburg, Alemanha) e Botanischer Garten (Berlim, Alemanha). Em 2019, Francisco publicou o livro "A emergência dos sistemas biológicos". Francisco coordena o projeto institucional de extensão CIÊNCIA INCRÍVEL, no IBqM, que idealizou para divulgar o conhecimento científico utilizando métodos baseados no teatro, na música e em atividades lúdicas.

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profileDocente Permanente do Programa
Professora Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da UERJ. Flávia é egressa da área EGeD do Programa de Química Biológica. Ela é Coordenadora Acadêmica das Escolas Unificadas das Olimpíadas Especiais Brasil e Membro da Academia Paralímpica Brasileira. é responsável pela inclusão de estudantes com deficiência do curso da Graduação em Pedagogia da UERJ (EaD), Flávia atua no ensino nas áreas de Educação Física Especial e Inclusiva, Paradesporto, Metodologia Científica e Educação Especial e Inclusiva. Ela é revisora ad hoc da Revista Aproximando e da Revista IBC. Flávia vem desenvolvendo projetos de pesquisa em que ações afirmativas são parte fundamental e no MP-EGeD, suas contribuições vêm tendo um papel importante nas próprias iniciativas do Programa para estimular uma abordagem mais inclusiva para algumas das atividades. Flávia coordena o grupo de pesquisa do Laboratório de Inclusão e Diversidade (LID), no qual se incluem alunos e egressos do Mestrado Profissional do IBqM. Flávia também tem experiência acumulada na área de educação à distância.

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profileDocente Permanente do Programa
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Grazielle atua como pesquisadora e docente permanente no Pós-Graduação em Ensino de Ciências e no Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica, ambos do IFRJ. Ela é co-fundadora e diretora do Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ e foi Diretora Geral do Campus Mesquita do IFRJ, de 2013 a 2018. Grazielle é Diretora de Ensino Campus Mesquita do IFRJ. Ela é líder do grupo de pesquisa em Neurociência Cognitiva e Divulgação em Ciências e Saúde. Grazielle, em sua atuação como pesquisadora na área de educação em ciências e divulgação científica, desenvolve pesquisas e projetos de extensão com foco em ensino de ciências por investigação, na formação de professores, em neuroeducação. Ela também atua em iniciativas de ensino e extensionistas para a educação em centros e museus de ciência, para a divulgação científica em biociências e também na área de física. No MP-EGeD, Grazielle é a docente responsável pela disciplina obrigatória “Modelos de Divulgação Científica” que, inclusive já levou à produção do livro “Papo Legal sobre Saúde, Ciência e Ambiente, com alunos do Programa. O livro foi lançado em 2017, foi lançado na Casa da Ciência, em 2017.

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