Docente Permanente do Programa
Professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filhos (IBCCF) da UFRJ. Alfred foi Coordenador da Extensão do IBCCF em 2018. É membro do Conselho Editorial da revista eletrônica "Ciências e Cognição", destinada a publicação de trabalhos elaborados por profissionais, pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação e graduação. É Coordenador do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN) e do Núcleo de Novas Tecnologias e Mídias (NNOTEM) do IBCCF da UFRJ. Alfred também coordena o Centro de Estudos em Neurociências e Educação (NEUROEDUC), onde desenvolve atividades de editoração, pesquisa em neuroeducação, aprendizagem, corporeidade, narrativa, artes, inclusão e divulgação científica. Atua como revisor para periódicos que incluem Ciências & Cognição (UFRJ); Brain Research; Brain Research Bulletin; Brazilian Journal of Medical and Biological Research e Revista Linguagem & Ensino. Alfred desenvolve projetos que incluem a educação em ciências e popularização da ciência e vem ampliando contribuições nesse campo articuladas com a neurociência.
Docente Permanente do Programa
Professor da Faculdade de Farmácia/UFRJ. Coordenador da Subcâmara de Biodiversidade, vinculada à Câmara Técnica de Ética em Pesquisa (CTEP), da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ (PR2). Danilo é membro de corpo editorial do periódico Vittalle: Revista de Ciências da Saúde e atuou e/ou vem atuando como parecerista de periódicos que incluem Acta Amazônica, a Revista Brasileira de Plantas Medicinais; Revista Brasileira de Farmacognosia; Vigilância Sanitária em Debate Sociedade, Ciência & Tecnologia; Sustentabilidade em Debate, Anais da Academia Brasileira de Ciências e British Journal of Pharmaceutical Research. Danilo vem orientando mestrandos que exploram problemas locais, regionais e/ou institucionais envolvendo a biodiversidade, o patrimônio genético e o conhecimento tradicional, com uma importante articulação com a área de gestão em ciências. Ele criou a disciplina eletiva “Biodiversidade e Conhecimento Tradicional Associado: aspectos históricos, éticos e legais”, no âmbito do MP-EGeD
Docente Permanente do Programa
Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Andréa é Pesquisadora do CNPq. Ela foi Professora convidada na Université de Bordeaux (Iniciative d`Excellence - abril-junho 2019). Ela fez pós-doutorado (2008-2009) no Institut Gustave Roussy, Paris, França e no Laboratoire Cultures et Diffusion de Savoirs (Université de Bordeaux, France, Unité Sciences de l`Éducation) (2017-2018). Andréa é docente na Especialização em Ensino de Ciências da UERJ. Ela coordena o LeBMol Print (Laboratório de Ensino de Biologia Molecular e Práticas Interdisciplinares), Andrea foi credenciada neste Quadriênio e vem participando em diferentes atividades do Programa, tendo sido membro da banca do processo seletivo em 2020. Ela criou a disciplina “Estratégias criativas para abordagem de temas científicos”, aprovada pela Comissão Deliberativa do Programa em 2019. Será ofertada a partir de 2021.
Docente Colaboradora do Programa
do CNPq, membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia do Mundo em Desenvolvimento (TWAS). Foi Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ e Diretora Adjunta de Pesquisa do IBqM. Débora é Coordenadora de Educação da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE) e já foi agraciada com diversos prêmios. Em 2016, recebeu da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro o Prêmio Nise da Silveira para Mulheres na Ciência e em 2019 o Prêmio Mietta Santiago da Câmara dos Deputados também oferecido a mulheres cientistas. Em 2018 foi condecorada com a Ordem Grã-Cruz do Mérito Científico. Débora é membro do corpo editorial do Journal of Biological Chemistry e revisora de vários periódicos, que incluem IUBMB Life, Ciência Hoje (0101-8515), Ciência hoje das crianças. Débora tem um histórico de atuação e contribuições nas áreas de educação, gestão e difusão em ciências, seja como orientadora, revisora, membro de bancas avaliadoras e como coordenadora e/ou colaboradora em iniciativas nas áreas. Débora vem também contribuindo para fortalecer a relação da universidade com a Educação Básica. Saiba mais AQUI.
Docente colaboradora do Programa
Professora da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Bruna é Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Neurociências Aplicadas à Aprendizagem e Reabilitação e Pós-Graduação em Neurociências, Esporte e Atividade Física da UFRJ. Ela também coordena na UFRJ o Laboratório de Neurofisiologia e Neuropsicologia da Atenção. Bruna é pesquisadora associada da Rede Ciência para a Educação (Rede CpE) e membro das Society for Neuroscience e Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento. Dentre as áreas de atuação da docente estão a neurociência cognitiva, mapeamento cerebral, integração sensório-motora e aprendizagem e psicologia cognitiva, associadas às quais está parte de suas publicações em periódicos nacionais e internacionais. Além de orientadora experiente, com várias orientações de dissertações e teses concluídas, Bruna é revisora para periódicos científicos, que incluem Journal of Affective Disorders; Neuroscience Letters; Clinics; Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Bruna foi credenciada no final do último Quadriênio (2017-2020) e é membro da Comissão de Autoavaliação do Programa.