Docente Permanente do Programa
Professor Emérito do IBqM/UFRJ. Masuda foi Vice-Coordenador do Programa de Educação, Gestão e Difusão em Biociências – área de concentração do Programa de Química Biológica, IBqM/UFRJ. Masuda é criador e chefe do Laboratório de Bioquímica de Insetos do IBqM. Além de sua vasta experiência na pesquisa em bioquímica, com foco em bioenergética e bioquímica de insetos, com inúmeros trabalhos publicados sobre ovogênese e desenvolvimento de Rhodnius prolixus, também atua em pesquisas e ações educacionais no campo da educação, gestão e difusão em biociências. Masuda é um dos propositores do Programa MP-EGeD do IBqM e vem participando ativamente do Programa, como orientador, professor e membro de bancas, desde a sua criação. É membro da Comissão Deliberativa do Programa e, junto com o Professor Murilo Vilaça, coordena o exame de Qualificação do MP-EGeD, implementado neste Quadriênio, em 2019. Inspirados também por essa atuação marcante no Programa, além de seu legado no IBqM, os membros da Comissão Deliberativa aprovaram a alteração do nome dos Seminários Integrados, neste Quadriênio, para Seminários Integrados Hatisaburo Masuda.
Docente Permanente do Programa
Professora do IBCCF/UFRJ. Érika é Coordenadora do Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (EMCCF), Museu Universitário de Ciência e Tecnologia do IBCCF. Érika é Coordenadora Adjunta de Extensão do Instituto. Ela atua como Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery (CEP/EEAN) e do Instituto de Atenção Básica São Francisco de Assis da UFRJ-CEP EEAN/HESFA/UFRJ. Ela é integrante do Grupo de Trabalho Acervos Científicos, Artísticos e Culturais do CCS, Integrante do Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural-SIMAP. As principais áreas de pesquisa e atuação acadêmica de Érika são divulgação científica e extensão, com ênfase em História da Ciência, Educação Museal e Patrimônio de Ciência e Tecnologia. Erika é membro titular da Comissão Deliberativa do Programa. Participou do processo seletivo do Programa em 2020. Erika oferecerá disciplina eletiva com ênfase em divulgação científica e o papel dos museus de ciência a partir de 2021.
Docente Permanente do Programa
Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Andréa é Pesquisadora do CNPq. Ela foi Professora convidada na Université de Bordeaux (Iniciative d`Excellence - abril-junho 2019). Ela fez pós-doutorado (2008-2009) no Institut Gustave Roussy, Paris, França e no Laboratoire Cultures et Diffusion de Savoirs (Université de Bordeaux, France, Unité Sciences de l`Éducation) (2017-2018). Andréa é docente na Especialização em Ensino de Ciências da UERJ. Ela coordena o LeBMol Print (Laboratório de Ensino de Biologia Molecular e Práticas Interdisciplinares), Andrea foi credenciada neste Quadriênio e vem participando em diferentes atividades do Programa, tendo sido membro da banca do processo seletivo em 2020. Ela criou a disciplina “Estratégias criativas para abordagem de temas científicos”, aprovada pela Comissão Deliberativa do Programa em 2019. Será ofertada a partir de 2021.
Docente Permanente do Programa
Graduada em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado na área de concentração em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora adjunto do Instituto de Bioquímica Médica (UFRJ) onde é coordenadora da pós-graduação lato sensu - Especialização em Ensino de Ciências e da pós-graduação stricto-sensu - Mestrado Profissional. É professora colaboradora da área de Prática Docente, da Diretoria de Extensão, do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj). É Editora Chefe da Revista Em Formação. Coordenadora da equipe de elaboração do "Currículo Mínimo" da Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro, para as modalidades do Ensino Regular, EJA e Curso Normal - Formação de Professores, para as disciplinas de Ciências/Biologia. Tem experiência nas áreas de Educação, Gestão e Divulgação Científica, com ênfase na pesquisa nas áreas de Práxis Pedagógica e Representações Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, identidade profissional, currículo e processos avaliativos.
Lattes
Docente Permanente do Programa
Professor da Faculdade de Farmácia/UFRJ. Coordenador da Subcâmara de Biodiversidade, vinculada à Câmara Técnica de Ética em Pesquisa (CTEP), da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFRJ (PR2). Danilo é membro de corpo editorial do periódico Vittalle: Revista de Ciências da Saúde e atuou e/ou vem atuando como parecerista de periódicos que incluem Acta Amazônica, a Revista Brasileira de Plantas Medicinais; Revista Brasileira de Farmacognosia; Vigilância Sanitária em Debate Sociedade, Ciência & Tecnologia; Sustentabilidade em Debate, Anais da Academia Brasileira de Ciências e British Journal of Pharmaceutical Research. Danilo vem orientando mestrandos que exploram problemas locais, regionais e/ou institucionais envolvendo a biodiversidade, o patrimônio genético e o conhecimento tradicional, com uma importante articulação com a área de gestão em ciências. Ele criou a disciplina eletiva “Biodiversidade e Conhecimento Tradicional Associado: aspectos históricos, éticos e legais”, no âmbito do MP-EGeD