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Confira o Edital de Seleção ao Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional (MP-EGeD)

Estão abertas as inscrições para o exame de seleção ao Programa de Pós-Graduação (PPG) Mestrado Profissional em Educação, Gestão e Difusão em Bio...

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UFRJ é eleita a quinta melhor universidade da América Latina e Caribe

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi classificada como a quinta melhor universidade da América Latina e Caribe no QS World Univers...

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Evento da UFRJ e da PUCRS debate a relação entre ciência e IA

Com apoio da CAPES, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) promoverão ...

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UFRJ fica com nota máxima na avaliação do ensino superior do MEC

Pela nona vez consecutiva, a instituição recebeu nota cinco no indicador que avalia cursos de graduação e de pós-graduação A Universidade Federa...

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28 02 MPEGeD Colégio NoticiaOs alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp/UFRJ) terão mais um incentivo para estudar e concluir essa fase da educação. O colégio passou a fazer parte do Pé-de-Meia, programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece incentivo financeiro-educacional na modalidade “poupança”. Destinado à permanência e conclusão escolar de estudantes do ensino médio público, o programa foi instituído pela Lei nº 14.818, de 16 de janeiro de 2024. Ele oferece incentivos financeiros para diferentes modalidades: matrícula, frequência, conclusão escolar e participação em exames educacionais nacionais e subnacionais.

Para Cassandra da Silva, diretora-geral do CAp, o incentivo financeiro-educacional diminuirá as chances de evasão escolar no ensino médio. 

Clique AQUI para mais informações!

Foto: Ana Marina Coutinho (SGCOM/UFRJ)

Fonte: CONEXÃO UFRJ

28 02 MPEGeD Resultado NoticiaClique AQUI e confira o Resultado Final do Processo Seletivo do MP-EGED 2023/2024

EVENTO ANPG RECIFE 01 noticiaFundação participa do 45º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas, em Recife (PE)

Os estudantes são protagonistas do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento e a manutenção da educação brasileira. Essa foi a posição que a CAPES defendeu na sexta-feira, 17 de novembro, no 45º Conselho Nacional de Associações de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas (Conap), promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) em Recife (PE).

Acesse a notícia completa AQUI

 

EVENTO ANPG RECIFE 02 noticia

REUNIO 35 CTCEB noticiaNa 35ª reunião do CTC-EB, Inep apresentou os dados gerais do Censo da Educação Superior

A formação de professores nos cursos de licenciatura ofertados nas instituições de ensino superior do País foi o tema central das discussões da 35ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) da CAPES. O debate, que ocorreu na quarta-feira, 22 de novembro, e nesta quinta, 23, utilizou como base os dados do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Dos mais de 4,7 milhões de ingressantes em cursos de graduação no ano passado, em 2.595 instituições de educação superior públicas e privadas, 17% optaram por licenciaturas. As informações foram apresentadas por Carlos Moreno Sampaio, diretor de Estatísticas Educacionais do Inep/MEC e integrante do CTC-EB. "O Censo é instrumento valioso para avaliar e planejar estratégias de expansão das matrículas", ressaltou.

Acesse a notícia completa AQUI.

MATERIA CTC EB noticia

18 10 MPEGED 50cientistas noticiaUm levantamento do Conexão UFRJ revelou que 75 docentes da UFRJ foram listados no estudo Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, da Elsevier. O estudo se refere ao Ranking Internacional de Impacto. A pesquisa, que está em sua quinta edição, foi publicada no início do mês de outubro. Ela ranqueia os cientistas mais influentes do planeta em diversas áreas do conhecimento. O estudo é elaborado por John Ioannidis, com cientistas da Universidade Stanford (Estados Unidos).

O levantamento se divide em duas categorias, permitindo a consulta separada do impacto das pesquisas ao longo da carreira ou o impacto específico em 2022. Considerando as duas listas, 75 pesquisadores da UFRJ foram citados.

Confira a lista dos professores da UFRJ citados AQUI.

Fonte: Conexão UFRJ

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